Concessão Supervia 30 anos

Para quem tem como estratégia investir em imóveis comerciais localizados em áreas com grande fluxo de pedestres, a concessão para operação de lojas nas estações da Supervia surgiu como uma ótima oportunidade. A TGB criou com a Supervia um modelo de negócio totalmente inovador no Brasil: a compra e exploração de lojas por 30 anos com antecipação de capital - o modelo tradicional fica restrito ao pagamento consolidado do aluguel. As primeiras lojas incorporadas à carteira da TGB foram as das estações de Madureira e Campo Grande. Em seguida foi a vez da estação de São Cristóvão, uma estação que saiu do zero, sem operação comercial, e hoje conta com praticamente todas as lojas ocupadas. Em junho de 2018, pouco depois de completar 160 anos, foi a vez da Central do Brasil. A maior e mais tradicional estação ferroviária do Rio de Janeiro - e uma das principais do país - passou a ter suas lojas operadas pela TGB. "Desde que começamos a estudar a entrada na Supervia, a Central do Brasil sempre foi nossa menina dos olhos", explica Guili Chor, diretor da TGB.

Conheça as estações onde a TGB atua:

São Cristóvão

Residência de três gerações de monarcas - Dom João VI, Dom Pedro I e, até o fim do regime, Dom Pedro II - que viveram onde hoje está a Quinta da Boa Vista, São Cristóvão guarda uma parte importante da história do Rio e do Brasil. Em 2007, foi reconhecido como o único bairro imperial do Rio de Janeiro. Até hoje, funcionam na região o Observatório Nacional e o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast). Nos anos 50, a região atraiu fábricas e com o tempo se consolidou como um polo de moda e confecção, atualmente com mais de 300 empresas estação de São Cristóvão foi desenvolvida para atender à olimpíada (Rio 2016). No mix, a TGB colocou uma clínica popular, farmácia, alimentação e lotérica, além de uma loja de acessórios de celular. O espaço comercial fica localizado na ligação entre a estação da Supervia e a do metrô, com acesso para o Maracanã, Quinta da Boa Vista e Zoológico.

Madureira

Conhecido como o coração da Zona Norte, berço do samba, Madureira é um bairro fundamental tanto para a cultura quanto para a economia do Rio de Janeiro

Referência comercial e de lazer para os bairros vizinhos - Cascadura, Campinho, Cavalcanti, Engenheiro Leal, Oswaldo Cruz, Turiaçu e Vaz Lobo - é um dos maiores polos comerciais do município. Madureira tem 50 mil habitantes e uma população flutuante que supera em muito esse número, de acordo com os comerciantes locais. É lá que fica o maior mercado popular do Brasil (o Mercadão de Madureira, que recebe diariamente mais de 80 mil pessoas e foi reconhecido, no fim de 2018, como Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro) e o terceiro maior parque da cidade (Parque Madureira). Pela estação de Madureira passam não somente as pessoas que vão pegar o trem mas quem está em deslocamento. Um aspecto bastante relevante é que o mezanino é a continuação do calçadão.

Campo Grande, RJ.

Há muito tempo, Campo Grande é tida como a região do Rio com o maior potencial de crescimento. Devido ao fato de estar no limite do município, foi favorecido, desde a fundação do Rio, com estradas que cruzam sua imensa planície de mais de 100 quilômetros quadrados. Cercado por montanhas pela bacia do Rio Guandu, faz limite com Paciência, Cosmos e Inhoaíba; Guaratiba, Vargem Grande e Jacarepaguá; Senador Camará, Senador Vasconcelos, Santíssimo e Bangu; além de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.Distante 45 quilômetros do centro da cidade, possui 328.370 habitantes - majoritariamente de classe média - de acordo com o Censo 2010, sendo considerado o bairro mais populoso do município do Rio de Janeiro. As lojas de Campo Grande não ficam restritas à estação. Das 20 lojas, apenas uma fica no mezanino. Todas as outras ficam no afastamento da linha do trem, voltadas para a rua.

Central do Brasil

Rio de Janeiro, RJ.

A estação Central do Brasil que exibe o maior relógio de quatro faces do mundo e emprestou suas instalações, sua história, seus personagens cotidianos e seu nome para aquele que é considerado um dos melhores filmes brasileiros de todos os tempos. Em 1999, Central do Brasil foi vencedor de vários prêmios e indicado para o Oscar de melhor filme estrangeiro e para a estatueta de melhor atriz, para Fernanda Montenegro. Pela estação, que faz a integração com o Metrô Rio e recebe cinco ramais da Supervia, circulam diariamente mais de 600 mil pessoas.Número superior à população de 99% dos municípios brasileiros.